O Poupatempo São Vicente completa um ano de serviços prestados à população neste sábado (6). Desde que foi inaugurado, em 2018, o Posto do Governo do Estado já realizou mais de 120 mil atendimentos, sendo 53,6 mil só nos cinco primeiros meses deste ano.

Em pesquisa de satisfação realizada pela empresa P2A entre novembro e dezembro de 2018, o Programa Poupatempo obteve 98,8% de aprovação dos usuários. Para tentar melhorar ainda mais, o programa estadual vem fazendo um esforço para conscientizar a população sobre as vantagens em recolher as taxas com cartão de débito. “Pagando as taxas de emissão de documentos com o cartão, o atendimento será mais rápido, pois o cidadão não precisará passar pelo processo no correspondente bancário, além de evitar circular com dinheiro vivo”, afirma Ernesto Mascellani Neto, Superintendente da Prodesp, empresa do Governo do Estado que faz a gestão do Programa Poupatempo.

A unidade de São Vicente conta com atendimentos do Instituto de Identificação (IIRGD), Detran.SP, e-poupatempo, Sabesp, Ministério Público Estadual, e um correspondente bancário, para pagamento de taxas.

Em frente à entrada do Poupatempo, os cidadãos contam ainda com três totens de autoatendimento, que facilitam ainda mais a vida do cidadão e permitem concluir alguns serviços sem necessidade de passar pelo atendimento presencial. Os equipamentos ficam do lado de fora do posto, permitindo que sejam utilizados mesmo fora do horário de funcionamento da unidade, durante todo o período em que o shopping estiver aberto, inclusive aos domingos e feriados.

O Poupatempo São Vicente fica na Rua Frei Gaspar 365, 2° andar – Centro  (Shopping Brisamar) e o horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.

Como agendar

O Poupatempo atende com hora marcada, para garantir conforto a todos os cidadãos. Para marcar gratuitamente dia e horário para ser atendido, o cidadão pode buscar um dos seguintes canais de atendimento:

Portal na internetwww.poupatempo.sp.gov.br;

Poupinha, o assistente virtual do Poupatempo: o Poupinha está disponível no portal do Poupatempo (no canto inferior direito da tela);

Aplicativo no celular: SP Serviços;

Totens de autoatendimento: Permitem realizar e solicitar serviços sem passar pelo atendimento presencial. Entre as opções estão a emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Certidão de CNH, pesquisa de débitos e restrições de veículos, segundas vias de RG ou CNH e agendamento de horário, entre outros. Os totens estão em shoppings, supermercados, estações do Metrô e da CPTM (endereços em www.poupatempo.sp.gov.br); 

Atendimento eletrônico: Agendamento e informações sobre serviços agendados, 24 horas por dia, 7 dias por semana: 
De telefone fixo: (11) 4135-9700 – Capital e Grande São Paulo / 0300 847 1998 – demais municípios do estado de SP, 
De celular: (11) 4135-9700 – todos os municípios do estado de SP. 

Programa Poupatempo

O Poupatempo é um programa do Governo de São Paulo executado pela Prodesp, empresa de tecnologia da informação do Estado. Iniciado em 1997, conta atualmente com 72 unidades fixas, em todas as regiões administrativas do Estado, além de um posto móvel que atende a áreas do entorno da Grande São Paulo.

Em pesquisa de satisfação com os usuários divulgada no último mês de março, o Poupatempo obteve 98,8% de aprovação. Em 2019, o programa foi eleito pelo quinto ano consecutivo o ‘Melhor Serviço Público de São Paulo’ pelo Instituto Datafolha.